segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bolo com o Tema Carros - Aniversário de 2 anos do Cássio

Meu afilhado Cássio iria fazer 2 anos no dia 20 de fevereiro e fui perguntar para minha primadre (junção de prima com comadre) em que poderia ajudar na festa, porque nem gosto de festas não é? Então ela me falou que só queria uma coisa: que eu fizesse o bolo! Afff, coff coff, como assim eu fazer o bolo? Logo eu que tenho aversão à vida de Maria (os mais íntimos conhecem bem essa minha aversão)? Aí ela veio com a resposta que me convenceu: Você faz bolos maravilhosos, gostosos e lindos! (não é para me gabar não hein, mas se tem uma coisa que tenho mão boa para fazer é doces, praticamente tudo que faço fica bom, faço o bolo de qualquer jeito e ele fica fofinho e delicioso e como tinha feito no batismo do Gustavo e todos adoraram aí fiquei com fama de quem sabe fazer).  Então tá né, com esses argumentos fico até com vontade de fazer.  O tema seria Carros e decidi que usaria papel arroz, pasta americana e glacê real para decorar e não é que fiz e ficou bem bonitinho e delicioso.  Para quem quiser arriscar pega aí o papel e caneta para anotar ou o Ctrl + C e Ctrl + V para salvar a receita.


Bolo do Cássio

Para a Massa:

Ingredientes:
6 ovos
3 copos americanos de açúcar
3 copos americanos de farinha de trigo
1 copo americano de leite
100gr de margarina
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:
À parte aqueça o leite junto com a margarina e reserve.
Bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma. Adicione o açúcar e após desligue a batedeira.
Adicione gradualmente a mistura dos ovos e açúcar a farinha de trigo junto com o fermento alternando com o leite até ficar uma massa lisa.
Leve ao forno médio até dourar.

Para o bolo do Cássio fiz dois tabuleiros de massa.

Calda para molhar o bolo:

Ingredientes:
1 vidro de leite de coco
A mesma quantidade de leite
Açúcar para adoçar ou leite condensado

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes para aquecer e deixe levantar fervura. Depois é só esperar esfriar para molhar o bolo.

Recheio:

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de margarina
8 colheres de chocolate em pó
2 caixas de creme de leite
1 barra de chocolate ao leite de sua preferência

Modo de preparo:
Coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó em uma panela, dê o ponto de brigadeiro, depois apague o fogo e misture o creme de leite para ficar um brigadeiro mole. Deixe esfriar. Triture o chocolate ao leite. Recheie o bolo com o brigadeiro mole e espalhe o chocolate triturado em cima, dá um toque maravilhoso ao recheio.


Para decorar o bolo:

Ingredientes:
1 embalagem de pasta americana
1 saco de glacê real 
Corante amarelo, preto e azul
1 papel de arroz no tema da festa
Gel de brilho
Cortador em formato quadrado


Modo de preparo:
Faça a metade da embalagem de glacê real conforme indicam na embalagem. Cubra todo o bolo com uma camada fina do glacê (essa camada servirá para nivelar o bolo).  
Abra a pasta americana com um rolo numa dimensão que cubra todo o bolo, após cobrir confira se está bem esticado, se estiver enrugado em algum lugar unte a mão com glaçúcar e faça carinho para alisar mais.
Escolha o lugar para o papel de arroz, pincele o gel de brilho no bolo, coloque o papel arroz e depois pincele mais gel de brilho sobre o papel, tem que cobrir toda a extensão do papel.
Abra um pouco de pasta americana, abra e corte quadrados com o cortador, depois pegue um pouco de pasta americana e tonalize com o corante preto, misture bem para ficar uma cor uniforme, abra a pasta e corte quadrados com o cortador. Depois é só alternar um quadrado preto e um branco, fazendo um esquema tipo tabuleiro de damas. Use gel de brilho para fixar os quadrados.  Com o restante da pasta preta que sobrar misture com um pouco de branca para fazer o cinza, corte um retângulo para dar impressão de uma pista, pegue mais um pouco de pasta americana e tonalize com o corante amarelo, abra e corte pequenos retângulos para a faixa da pista.
Faça mais um pouco de glacê real e tonalize com corante azul, coloque num saco de confeiteiro e deixe sua criatividade fluir, no meu caso usei bico pitanga para acabamento e um bico com furinho para escrever o nome do Cássio e para fazer umas cobrinhas para cobrir as imperfeições e pronto! Seu bolo estará pronto de delicioso.


A mesa do bolo e o aniversariante que quase não saiu na foto.


Eu, tia Sandra, Cássio, Gustavo e Jocimar. 

Bom espero que tenham gostado dessa aventura ao mundo dos confeiteiros, mas já vou avisando que depois desse bolo eu decretei que mais ninguém me pedisse para fazer bolos decorados, no máximo um bolo de chocolate com acabamento de Bis.  Todos elogiaram muito e o recheio ficou divino, se quiser arriscar vai lá fazer e depois volta para me contar como ficou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário