terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Pequeno Príncipe Gustavo

Após o aniversário de 2 anos do Gustavo eu animada toda vida já pensava na próxima festa, achei que o tema Piratas seria legal e sempre tento uma conexão do tema com o nome do meu filho, então tinha pensado em fazer Gustavo na Terra do Nunca, com piratas, sem Peter Pan e Sininho, apenas meu filho com o pó mágico para voar, alguns amigos e primos para serem seus companheiros em muitas aventuras contra o capitão gancho e o crocodilo. Já tinha reunido um monte de idéias e com toda minha força de persuasão tentava convencer o Gustavo que a próxima festa seria do Pirata. 


Mas eis que um dia estava vendo fotos de festas em geral, Gustavo parou do meu lado, olhou para a foto que estava na tela e me perguntou que festa era aquela, aí eu disse: Meu filho é uma festa do Pequeno Príncipe. Ele olhou para mim e falou: Mamãe eu quero uma festa do Pequeno Príncipe porque eu sou seu pequeno príncipe! E aí a mamãe aqui nem gostou né, imagine! Eu sempre adorei o livro do Pequeno Príncipe, inclusive quando fiz o enxoval dele cogitei a hipótese de fazer toda a decoração do quarto baseada no tema, mas como na época encontrei poucas coisas e tudo muito caro acabei desistindo da ideia, mas agora fiquei totalmente feliz por ter surgido dele a ideia de ter este tema na festa de aniversário.  Mais do que rapidamente comecei minha busca por ideias, consegui muita coisa para me inspirar e para iniciar meus preparativos comprei o livro para ler com bastante atenção, afinal este tema tem toda uma licença poética, tem que se atentar aos pequenos detalhes que podem render grandes surpresas aos convidados. 



Definido então o tema, comecei os preparativos como nos anos anteriores, com aproximadamente 5 meses de antecedência. Neste ano já não precisava me preocupar em pintar bandejas ou idealizar coisas para colocar os docinhos e cupcakes, novamente a festa seria realizada na casa de minha mãe, onde tenho o problema de espaço para comportar todos os convidados, mas não consegui nenhum salão BBB (bom, bonito e barato). Então pesquisando muito pensei que ao invés de alugar as mesas, eu iria comprar mesas brancas provençais que são desmontáveis (os pés saem e você pode guardá-las até debaixo da cama se não tiver espaço em casa como eu, que moro em apartamento). É claro que não poderia deixar de ir ao Saara para minha busca por coisas lindas, lá encontrei o carneiro que imaginava para colocar na decoração, bolas, balões dourados, forminhas, copinhos para brigadeiro,canudos vintage, squeezes para lembrança, saquinhos de papel kraft. 


O carneiro
Potinhos de vidro seriam outra lembrança, afinal uma festa com moldes exclusivos é repleta de coisas personalizadas, preferi comprar uma caixa fechada, então entrei em contato com a fábrica e para minha surpresa eles saíram muito mais em conta, a caixa vem com 136 potinhos, usei apenas 50 e o restante usei em meu aniversário e ainda tem alguns potinhos aqui. A raposa e a serpente achei no site da Espaço Pelúcia. Agora quem iria fazer os bonecos do Pequeno Príncipe e do Aviador? Não conseguia encontrar nenhum modelo que me agradasse ou quando encontrava era um preço muito fora do meu orçamento, afinal temos que estabelecer limite de valor para cada item da festa, até que de tanto procurar encontrei uma artesã da Patchwork Dreamland que faz lindos bonecos e de quebra ainda fazia a Rosa, então mais do que rapidamente entrei em contato e os valores eram ótimos para a qualidade dos bonecos, me arrisquei e adorei! Em uma semana tudo estava confeccionado e entregue em minha casa, confesso que me apaixonei por tamanha perfeição e a vontade que tenho é que fiquem no meu quarto para eu admirar quanto quiser, mas Gustavo iria levar para o quarto dele e lá ele seria apenas mais um brinquedo.
A raposa 

A serpente

O Pequeno Príncipe, a Rosa e o Aviador
Depois entrei em contato com a linda Micheli e encomendei novamente seus doces que fizeram grande sucesso na festa de 2 anos do Gustavo, desta vez ousei um pouco mais e encomendei além dos cupcakes, popcakes e bombons. A pessoa que me fornecia as peças de biscuit resolveu não trabalhar mais com isso e tive que procurar outra que pudesse ter minha confiança, encontrei entre meus amigos a Livia que aceitou a missão de fazer um Pequeno Príncipe em cima do planeta para o topo do bolo e coroas de biscuit para colocar em cima dos cupcakes.
Topo do bolo e coroas para os cupcakes
Este ano decidi que teria que encontrar uma boleira mais próxima de casa, ano passado perdi muito tempo para pegar o bolo então uma dica legal é procurar um fornecedor mais próximo de sua casa ou do lugar da festa se você pretende fazer toda a decoração da festa, pois neste momento o tempo é muito precioso para conseguir executar tudo e receber os convidados devidamente arrumada, imagine só os convidados chegando e você terminando de arrumar a mesa, com os cabelos em pé, toda suja e dependendo do clima até com inhaca de suor, isso não rola não é? Tem que fazer um cronograma com horários para tudo no dia da festa, assim você fica organizado e não paga esse King Kong. Foi então que vendo comentários de amigos meus no facebook encontrei a fofa da Renata da RIA FESTAS, a ela foi incumbida a missão mais complexa, pois vi o modelo de um bolo em biscuit e pedi que fizesse o mais parecido possível, ela caprichou e ainda colocou mais detalhes por conta própria que me fizeram ficar apaixonada pelo bolo, que por sinal é delicioso! Fechados os itens principais da festa, comecei a pensar em toda a parte de papelaria, minha cunhamadre Patricia começou a investir nesta área e nada melhor do que ela para entender todas as minhas idéias malucas e traduzir isso para as artes maravilhosas que fez. Comprei um kit de imagens no Elo 7 para trabalhar com imagens de boa qualidade. Conversando com Patricia decidi fazer o seguinte: Convite, tags de agradecimento, adesivo de vinil para squeeze, adesivo para sacos de doces, cartões de explicação sobre os personagens e outros com trechos do livro. Conforme ela ia fazendo as artes eu ia ficando mais inspirada e acabava inventando mais coisas, com isso pedi para fazer adesivos para vidrinhos pequenos de geléia, latinhas min to be, adesivos para copinhos de brigadeiro e no final adesivo para as suqueiras e copos das crianças.


Eu encasquetei que queria uma coroa em mdf para colocar no painel, indo a uma feira de bebês com minha cunhamadre eis que me deparei com um stand que tinha a coroa e todas as letras para fazer o nome do meu filho por uma bagatela que saia 1/3 do valor que tinha visto só a coroa em minhas buscas, claro que comprei no ato. A decoração da mesa estava quase completa, mas ainda faltava os centros de mesa dos convidados e essa foi a parte mais complicada, em minha primeira ida ao Saara vi um bonsai artificial que me remeteu aos baobás tão famosos do livro, porém o preço era meio salgado e tentei tirar a ideia da minha cabeça, mas quem disse que algo me agradou mais do que os baobás? Relutei muito, muito mesmo em não gastar uma pequena fortuna neles, mas no final, somei daqui, cotei dali e conseguiria fazer, corri para o Saara novamente e comprei os bonsais, cachepots de mdf para colocá-los, argila e musgo.  Nesta etapa a festa se aproximava com muita rapidez e eu tinha a festa praticamente pronta, mas comecei a me pegar aos detalhes, resolvi comprar umas mini jardineiras para os popcakes que pedi para fazer em formato de rosa, cachepots com passa fita para os pirulitos de chocolate, tecido para mandar fazer toalhas de mesa, latinhas transparentes para colocar as balinhas de coração, estrelas douradas para colocar no teto e delas sair uma fita que teria na ponta cartões com a descrição dos personagens que não consegui comprar para colocar na decoração e os trechos que mais gostei do livro.
Conforme os itens da festa foram chegando Gustavo ficava radiante até um dia que ele me disse a frase bombástica: Mamãe eu quero uma fantasia do Pequeno Príncipe para usar na minha festa! O que? Quando? Onde? Juro que tive quase surtei, afinal não acho legal essa coisa de fantasia no aniversário, tenho o maior respeito por quem gosta mas para o Gustavo seria impraticável uma fantasia, ainda mais que a roupa do pequeno príncipe tem vários detalhes que com certeza Gustavo iria destruir antes do parabéns, e nem vem me dizer que o ideal seria colocar a roupa para cantar os parabéns que vou logo respondendo que não gosto de fantasia para uma festa inteira, imagine se eu iria gastar uma pequena fortuna para ele usar só para cantar o parabéns e tirar a roupa depois, isso na minha mente não rola, para mim é dinheiro gasto sem necessidade. Mas qual mãe não quer agradar o filho não é? Então procurei algo que ele pudesse utilizar na festa inteira e que pudesse usar depois da festa também, futuquei o Elo 7 e encontrei uma blusa muito linda, fechei a compra no ato e ele ficou todo feliz com a fantasia do Pequeno Príncipe.

Quando fui comprar doces para colocar nos saquinhos das crianças resolvi comprar também Marshmallows que Gustavo adora, os coloquei em palitos de churrasco com acabamento de jujuba amarelinha e coloquei uma estrela amarela e fechei com fita de cetim fininha. Aproveitei o cortador em formato de estrela e comprei papel de scrapbook dourado, fiz várias estrelas para as colheres do brigadeiro de colher.  Aproveitei a última semana de preparativos e inventei a ideia de fazer porta guardanapos em formato de coroa, baixei um molde pelo Google e criei minha própria coroa de feltro, ficaram tão lindas e fofas que já dei o molde para várias pessoas.


Fizemos doces caseiros para deliciar os convidados, os doces eram os de sempre: brigadeiro, cajuzinho e docinhos de coco.  Para os comes e bebes o tradicional cachorro quente, salgadinhos, pipocas, refrigerante, suco e água (que fiz questão de colocar nas suqueiras que comprei, porém não testei antes da festa e na hora me deparei com torneiras que demoravam 300 anos para sair o suco e a água, então vai uma dica para quem comprar as suqueiras, teste antes da festa, se a torneira estiver ruim você tem tempo para ir em uma loja de materiais de construção e comprar uma novinha que funcionará muito bem).
Quando comecei a montar a festa lembrei que para a festa da fazendinha comprei dois lampiões que acabei não usando e ficariam perfeitos para este aniversário, pois há um trecho do livro que cita um acendedor de lampiões. Os coloquei na mesa de lembrança e deram todo um charme a mais.  Assim que os convidados foram chegando avisei que a festa seria self service e todos adoraram, foi bem mais tranquilo e todos comeram exatamente o suficiente para ficarem saciados. Para as crianças se divertirem aluguei um pula-pula.  A festa foi ótima, Gustavo adorou tudo e foi maravilhoso olhar a carinha de surpresa e admiração dele pelos itens da festa, isso só me estimula em preparar festas super fofas com riqueza de detalhes, os convidados ficaram surpresos com tantos detalhes e foi legal ver que alguns foram de cartão em cartão para ler o que estava escrito, alguns nunca tinham lido o livro e vieram me dizer que os trechos são lindos.  Mamãe aqui ficou muito satisfeita, acho que a festa só não foi melhor por não ter sido realizada em um salão de festas, mas juro que a próxima será em um salão e quem sabe Gustavo não aceita a ideia do tema Gustavo na Terra do Nunca.


Topo de bolo

Detalhe da mesa

Eu, Gustavo e Marido

Nós e Gustavo

A carinha de admiração do Gustavo 


Mesa dos doces

A serpente e o bolo

Topo do bolo 

Mesa com lembranças

Saquinho de kraft com doces

Placa de identificação da Raposa


A Raposa

O carneiro e a placa de identificação

A serpente

Placa de identificação da Serpente

Cupcakes com as lindas coroas

Potinhos de vidro 

Potinhos de vidro com confeitos de chocolate

Pílulas que saciam a sede, balinhas de coração azuis.

Popcakes em formato de botões de rosa.

O Pequeno Príncipe


A Rosa e a placa de identificação

O Piloto e a placa de identificação

Coroa e nome em MDF


Pirulitos de Marshmallow

Squeezes 

Bombons e docinhos



Docinhos

Brigadeiro de colher

Brigadeiros de colher, detalhes feitos com adesivos e estrelas.


Visão geral das mesas

Placas com trechos do livro

Placa com trecho do livro


Copos com adesivos e canudos vintage

Placa com trecho do livro

Placa com trecho do livro

Placa de identificação do Pequeno Príncipe


Placa com trecho do livro

O melhor agradecimento que qualquer mãe adora ganhar!




Créditos:


Detalhes & Cia: https://www.facebook.com/vanessa.detalhes.5?fref=ts
Espaço Pelúcia: http://espacopelucia.com.br/
Livia Moraya: https://www.facebook.com/biscuit.liviamoraya?fref=ts
Micheli Festas: https://www.facebook.com/micheli.iglesias?fref=ts
Patchwork dreamland: https://www.facebook.com/patchworks.dreamland?fref=ts
Patricia Haddad: https://www.facebook.com/pathaddad?fref=ts
RIA Festas: https://www.facebook.com/riafestas?fref=ts






5 comentários:

  1. Parabéns, Linda Festa!!
    Gostaria saber o nome da loja que você comprou a roupa do PP.

    ResponderExcluir
  2. Onde você achou os adesivos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda a parte de papelaria foi feito por Patrícia Haddad. Existe um link nos créditos para o perfil dela no facebook.

      Excluir
  3. Ola Vanessa tudo bem?
    Onde você comprou o aviador e o pequeno principe?
    Att,
    Paloma

    ResponderExcluir