terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bolo Bodas de Madeira - 5 anos de casados

Pessoas queridas, este post é muito especial, recheado de carinho e de passo à passo. Depois que meu aniversário passou jurei para mim mesma que por este ano não queria saber mais de festas nem preparativos, mas eis que 1 mês e 4 dias depois de Vanessa & 30 eu e maridovisk iriamos fazer bodas de madeira, sim eu sei que é um saco isso de 1 ano bodas de papel, 2 anos boda de chulé, 3 anos boda de macarrão e por aí vai (brincadeirinha), os homens praticamente não lembram com o mesmo carinho do dia que foram enforcados, mas nós mulheres como sempre atentas a todas as datas possíveis temos um calendário com vários dias importantes que os homens em geral nunca lembram e com isso rola uma frustração da mulherada. Eu tenho somente 3 datas que se marido esquecer fico muito chateada (o dia que começamos a namorar que nem tem como ele esquecer pois é feriado nacional, o dia do meu aniversário e o dia que casamos), mas ele já aprendeu direitinho e agora não esquece jamais, eu também não o deixo esquecer por via das dúvidas. Então voltando a pauta do post este ano completamos 5 anos de casados e poxa nunca comemorei direito um aniversário de casamento, digo direito porque uma pessoa festeira como eu nunca tinha feito nem um bolo para comemorar, apenas saímos para comer algo e rolava um cineminha, mas este ano resolvi fazer pelo menos um bolo para comemorar.  Mas não poderia fazer um bolo qualquer não é verdade? O bolo teria que ser inspirado na boda, teria que ter algo relacionado à madeira, então conversei com duas amigas fofas que também são minhas fornecedoras (Michelli festas e Renata RIA festas) que tiraram algumas dúvidas e deram ideias bacanas também.
Antes de decorar vamos a massa do bolo que não deveria ser algo difícil de fazer, afinal meu segundo nome deveria ser praticidade, comprei uma mistura para bolo que é uma delícia, fácil de fazer e fica uma massa bem molhadinha. A mistura para bolo ChocoMousse da Fleischmann que já encontrei em alguns supermercados aqui do Rio de Janeiro, é só adicionar 3 ovos, 260ml de leite e 3 colheres de sopa de margarina, bater e colocar no forno, escolhi uma assadeira redonda de 21 cm pois queria um bolo mais alto para não ter necessidade de fazer duas massas, afinal o bolo era só para nós e não precisava de algo muito grande.  Mas vou contar para vocês o pulo do gato: na hora que escolhi a assadeira de 21cm não peguei uma de alumínio e sim uma vasilha de vidro que tinha esse aro e tinha borda bem alta, aí o bolo cresceu bastante e não entornou.  


Com o bolo assado fui para o recheio e vou contar outro pulinho de gato: se você não dispor de tempo para fazer um recheio de brigadeiro ou outro qualquer que tenha que colocar no fogo para dar ponto você pode comprar Moça cobertura de chocolate cremoso da Nestlé, que é muito prático e bem gostoso. Mas como eu dispunha de um pouquinho mais de tempo acabei dividindo o bolo em três e coloquei um recheio da cobertura de chocolate cremoso da Nestlé e outro de ganache de chocolate, se você não sabe fazer ganache eu conto como faço, seguinte: Compre uma barra de chocolate ao leite, outra barra de chocolate meio amargo e uma caixinha de creme de leite, coloque as duas barras de chocolate picadas num recipiente de vidro e leve por 1 minuto ao forno microondas, aqui prefiro assim porque daquela forma que fazem em banho maria não rola para mim, infelizmente acabo deixando a budega da água espirrar no chocolate e pronto, estrago tudo!  Depois do chocolate derretido misturo o creme de leite, coloco um pouco a mais da metade da caixinha e misturo, inicialmente vai parecer que você estragou tudo, mas continue mexendo e se estiver muito grosso coloque mais um pouco do creme de leite, o ponto ideal é um ganache firme, que não cai à toa da colher. Para o recheio usei um pouco e o restante usei como cobertura base para fixar a pasta americana.

Quando busquei ideias de como fazer a decoração do bolo essa foto foi a que mais agradou.


Na véspera do dia em questão sai em busca dos materiais e de ideias para o bolo.  A ideia acima até é bem bacana, mas para mim faltou os noivos ou algo que pudesse representar o casal, encontrei na Caçula um casalzinho fofo de madeira que vinha com um papel para decoupagem mas preferi usá-los sem nada, somente na madeira. Comprei a pasta americana da marca Mix que já vem tingida, o precinho não é dos melhores para quem quer fazer um bolo grande, mas para meu bolinho miniatura seria o ideal pois a embalagem com a massa branca vem maior quantidade e ainda teria que comprar o corante, depois acabo não usando e estraga, não gosto muito de desperdícios, então comprei ela assim já prontinha.  
Aproveitei também para comprar bolinhas de chocolate para o acabamento, até porque se a parte da pasta americana não desse certo o bolo seria coberto com as bolinhas, hehehehe, aqui sempre me preparo com um plano B se o A fracassar.
Para a tábua pensei, pensei, busquei e nada me agradava, foi aí que lembrei de uma tábua de madeira que costumo colocar frios, lógico que a usei, bodas de madeira com bastante madeira. 
Para o aspecto de madeira existe um rolinho que dá essa textura aí da foto, mas acabei não encontrando, então comprei um kit de utensílios para quem trabalha com pasta americana, olhei umas fotos e percebi que daria para fazer a mesma textura com um pouco de criatividade.

Então comecei assim:

Fiz um molde com papelão de uma forma que as tábuas ficassem um pouquinho de nada mais altas que o bolo, aí ficou mole, mole. Ahhhh para que não estranhem o local que tirei fotos já vou explicando que no dia não fiz nenhuma foto do passo à passo porque estava sozinha, então hoje tirei essas fotos aqui mesmo na mesa do computador.





Abri a pasta americana dentro de um saquinho com um rolo, da outra vez que mexi com pasta americana fiz diretamente na mesa polvilhando açúcar impalpável, mas não achei muito prático, visto que ficou colando nas coisas e não consegui cobrir o bolo direito.  








Depois que abri a massa numa espessura mais ou menos 0,5 mm, fui recortando as tábuas do tamanho do molde.





Depois de recortar fiz dois furinhos e dei umas linhas meio arranhadas para imitar madeira.  Fiz por volta de 22 tábuas para o entorno do bolo.









Coloquei então as bolinhas no topo para fazer o acabamento, mas achei que ficou meio sem graça, então usei o restante da madeira para segurar o casal e para fazer o acabamento na parte inferior (fiz tábuas de várias formas e tamanhos diferentes e fui sobrepondo uma a outra). 








Para finalizar fiz um coração com a pasta e coloquei entre o casal, prontinho! Meu bolinho de chocolate para as bodas de madeira, ficou lindo e delicioso, todos adoraram e confesso que ficou tão fofo que tive pena de cortar.














3 comentários: